-
Arquitetos: Studio Odile Decq
- Área: 167 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Philippe Ruault
-
Fabricantes: Luceplan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na costa norte da Bretanha, a casa situa-se no fim de um ponto rochoso entre 2 grandes praias de frente para o oceano, com uma vista de 180° sobre o mar. Lá, um "Fortin" (pequeno forte) foi construído no início do século XX. A fim de alcançar uma implantação bem sucedida, sem intervir drasticamente no terreno, o projeto se espalha e é disposto de forma a sublinhar a paisagem.
Discreta, a casa é apresentada como um desdobramento de fachadas de vidro sob uma cobertura plissada de placas de xisto que vão generosamente além das fachadas. O pátio central traz luz natural para o coração da casa e cria um espaço interno/externo protegido dos ventos do mar.
O espaço interno é contínuo e totalmente aberto para o exterior, para uma máxima transparência. Um longo sofá vermelho que se estende em uma bancada envolve o pátio e oferece múltiplas possibilidades de sentar-se para desfrutar do espectáculo permanente do mar.
O espaço da casa é estendido para o exterior por um generoso terraço no telhado do forte. Este último, agora utilizado como habitação ocasional, foi redesenhado para uma maior abertura do seu espaço interno e para oferecer melhor vista do exterior através de duas novas janelas.
O telhado de pedra seca estende a parede do alto granito com a propriedade acima, de modo que não seja visto. Também se integra à paisagem composta por paredes de pedra e escadas de granito que percorrem o ponto rochoso, assim como ao próprio forte, com sua arquitetura bastante acidentada, mas mantida dessa forma.